Imagem capa - FOTOGRAFIA COM O CELULAR (COMO TIRAR BOAS FOTOS COM O SEU CELULAR) por Roberta Moura Foto | Vídeo
DICAS / FOTOGRAFIA

FOTOGRAFIA COM O CELULAR (COMO TIRAR BOAS FOTOS COM O SEU CELULAR)


DICAS PARA FOTOGRAFAR MELHOR COM O SEU CELULAR





1. MANTENHA A LENTE SEMPRE LIMPA



Essa dica até parece meio boba, mas é uma das mais importantes. Se o seu celular anda tirando fotos muito borradas ou desfocadas, de repente, a solução pode ser simplesmente esfregar limpar a lente da câmera. Nosso celular está sempre no nosso bolso ou na bolsa, indo para lá e pra cá, então a lente fica suja com mais facilidade do que se possa imaginar. E o pior mesmo são as nossas digitais que ficam na lente deixando ela embaçada. Essa sujeira vai deixar a qualidade da sua foto bem ruim. Além de produzir artefatos da imagem, a sujeira na lente também pode desorientar os sensores do dispositivo, que não conseguirão focar ou expor adequadamente as cenas que você quer fotografar. Então, antes de fazer a foto, dê uma limpadinha na lente da câmera, mesmo que ela já pareça estar limpa.





2. NÃO USE O ZOOM


Usar o zoom é o primeiro passo para que a sua foto fique com a qualidade ruim. Portanto, evite fotografar com o celular usando zoom. A menos que o seu celular possua lentes específicas ou recursos que potencializem o zoom no seu smartphone, é melhor deixar o zoom de lado caso a sua preocupação seja com a qualidade. Isto porque, na maior parte dos celulares, a aproximação é digital, o que pode tornar a foto granulada, borrada, sem nitidez ou, em alguns casos, fazê-la perder a definição por completo. Dessa forma, vale a pena evitá-lo e se aproximar do objeto a ser fotografado. Há, também, a possibilidade de utilizar acessórios que realizem a tarefa, como lentes para telefones ou aumentar o zoom da foto na pós produção (edição).









3. DEFINA O FOCO DA SUA CÂMERA


Geralmente as câmeras dos celulares de hoje focam automaticamente o primeiro plano do seu quadro, mas nem todas as fotos que você tira no telefone têm um assunto óbvio. Então, para ajustar onde você deseja focar a lente, abra o aplicativo da câmera e toque na parte da tela em que deseja aprimorar a visualização. Faça o teste: selecione um objeto próximo, e o fundo se borrará. Ou selecione o fundo, e os objetos próximos se borrarão. Logo, você consegue definir o foco e esse recurso também pode ser usado de maneira interessante. Um ícone quadrado ou circular deve aparecer na tela da câmera do celular, mudando o foco da sua foto para todo o conteúdo desse ícone.






4. SEGURE O SEU CELULAR COM AS DUAS MÃOS


Pois é, pode parecer óbvio, mas muita gente não faz isso. Sempre segure o seu celular com as duas mãos, e isso na verdade, vale também para qualquer tipo de câmera. Se o seu celular não estiver firme em suas mãos é bem provável que suas fotos saiam um tanto tremidas e com isso você não terá aquele resultado tão desejado. Isso é extremamente importante para você conseguir estabilizar as fotos nas regras de composição.




5. COMPOSIÇÃO COM REGRA DOS TERÇOS


A Regra dos Terços é base de composição na fotografia. Se você olhar nos pontos do "jogo da velha" você fará fotos com composições incríveis. Um princípio de composição fotográfica que diz que uma imagem deve ser dividida em terços, horizontais e verticais, para que você tenha nove partes no total. O segredo dessa regra é deixar seu objeto em qualquer um dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo o objeto fora do centro. De acordo com essa teoria, se você colocar pontos de interesse nessas interseções ou ao longo das linhas, sua foto ficará mais equilibrada, nivelada e permitirá que os espectadores interajam com ela de maneira mais natural. Assim as fotos de celular, mesmo que para ficar no quadrado do Instagram ficarão com uma composição mais harmoniosa e atrativa aos olhos. Uma das maneiras mais fáceis de melhorar fotos de celular é ativar as linhas de grade da câmera. Para colocar a grade no

Para ativar a grade:

iPhone (iOS): vá para “Configurações”, escolha “Fotos e câmera” e ative “Grade”.

Android: inicie o aplicativo da câmera, vá para “Configurações”, role para baixo e ative a opção “linhas de grade”.





6. ENCONTRE PERSPECTIVAS E FOTOS DIFERENTES


Tirar fotos de um ângulo único e inesperado pode tornar suas fotografias memoráveis, pois essa atitude tende a criar uma ilusão de profundidade ou de altura, dependendo do ângulo escolhido. Também torna a imagem diferenciada, já que geralmente, a maioria das fotos feitas com celular são feitas na altura dos olhos.

Tente tirar uma foto apontando diretamente para cima, brincando com o céu como espaço principal. Ou, você pode tentar o contrário, apontar a câmera para baixo.

 









7. MAIS LUZ = MAIS QUALIDADE


Para ter melhor qualidade fotografando com o celular você precisa de muita luz, seja luz natural ou até mesmo artificial dentro dos lugares. Quando você fizer fotos de alguma pessoa ou de algum lugar, preste muita atenção onde está a fonte principal de luz. Observe de onde está vindo, e como ela se comporta. Não necessariamente a luz deve estar diretamente no seu objeto, mas como ela se comporta perto dele, iluminando ele. Quanto mais luz tiver na volta do objeto, mais qualidade de imagem você terá. Mas cuidado com a luz direta (exemplo: luz do sol), pois quando há muita luz direta em seu objeto, mais difícil será para controlá-la.




8. BRINQUE COM REFLEXOS


Há algo de idílico em ver o céu refletido em um corpo d’água. Há uma razão pela qual adoramos ver isso – nossos olhos são atraídos por reflexos. Portanto, procure oportunidades para brincar com eles em fotos.

Existem muitos lugares prontos para encontrar reflexos – poças d’água, espelhos, óculos de sol, copos e superfícies metálicas são apenas alguns exemplos.







9. PROCURE POR SIMETRIA 


A simetria pode ser definida como “uma sensação de proporção e de equilíbrio harmoniosos e bonitos”. E as fotos que contêm simetria podem ser incrivelmente agradáveis aos olhos – é também uma das maneiras mais simples e convincentes de compor uma foto.

Na fotografia, simetria geralmente significa criar uma imagem que pode ser dividida em duas partes iguais, que são imagens espelhadas uma da outra. Isso é um pouco diferente dos reflexos – a simetria pode ser encontrada “em estado selvagem”, como em uma imagem de uma escada, ou você pode planejar sua foto.

E lembre-se – use as linhas de grade da DICA 01 para alinhar tudo perfeitamente.





10. EDITE AS SUAS FOTOS


Você não precisa ser um profissional de edição de imagens para dar um toque extra nas suas fotos. Há diversos aplicativos que permitem o ajuste de equilíbrio e de contraste, brilho, balanço de branco, entre outros recursos para melhorar a qualidade dos seus cliques, como o VSCO, Snapseed, Adobe Lightroom, entre outros. Todos estão disponíveis para iPhone (iOS) e Android.