Imagem capa - EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSAIO FOTOGRÁFICO EM CASA. O QUE É A FOTOGRAFIA LIFESTYLE? por Roberta Moura Foto | Vídeo
DICAS / ENSAIOS

EM TEMPOS DE PANDEMIA: ENSAIO FOTOGRÁFICO EM CASA. O QUE É A FOTOGRAFIA LIFESTYLE?


Conheça as vantagens de fazer as fotografias em casa


Dessa vez, resolvi escrever sobre algo que tem tudo a ver com o meu estilo de trabalho, principalmente agora nesse período de pandemia e isolamento social que estamos passando. Algo que sempre sugeri aos meus clientes, fazer o ensaio nas suas casas. Quando dou essa sugestão sinto que as pessoas ainda ficam com o pé atrás, mas vou listar alguns motivos do porquê deveriam abraçar essa ideia.




 

O QUE É A FOTOGRAFIA LIFESTYLE?


Em uma tradução livre, lifestyle quer dizer estilo de vida. Logo, essa é uma fotografia que busca registrar o que há de mais real e verdadeiro em um ambiente. Embora também exista um direcionamento do fotógrafo para as pessoas que estão sendo fotografas e uma preocupação com os melhores lugares e com looks um pouco mais produzidos para as fotos, mas o objetivo é que as imagens transmitam os sentimentos e emoções, retratando a personalidade e particularidades de cada um que ali residem.




Esse tipo de fotografia tem um toque mais documental, por isso figurinos montados não são muito recomendados. O ideal é que as roupas, acessórios e até mesmo a maquiagem usadas tenham haver com a história e com aquele momento da vida a ser retratado. Algo mais leve é o ideal. Em um ensaio de bebê, por exemplo, o objetivo é registrar o desenvolvimento da criança, além da sua rotina com a família.






Como funcionam os ensaios em casa?


Quando pensamos em fotografia, geralmente a primeira coisa que vem em mente são os ensaios externos ou feitos em estúdio. Entretanto, quando o assunto é o registro lifestyle, os ensaios em casa tem sido os mais procurados entre os clientes que buscam um registro diferente e com ainda mais personalidade.





Uma das grandes preocupações das pessoas ao investirem em um ensaio em casa é com a decoração e estética do cenário. Mas é preciso ter em mente que o objetivo do ensaio não é produzir imagens para uma revista de arquitetura e sim retratar os detalhe da personalidade e rotina da família. Dos objetos do quartinho de bebê ao cantinho de lazer de um casal, tudo pode contribuir para criar fotografias exclusivas e cheias de significado.

E para que tudo saia conforme o esperado, é muito importante conversar com o seu fotógrafo com antecedência sobre todas as possibilidades, expectativas e roteiro da sessão. Uma boa dica é mostrar algumas fotos da casa, identificando os cômodos mais interessantes a serem explorados durante esse ensaio.







Vamos listar agora alguns motivos para você repensar sobre fazer o ensaio na sua casa:

1. Conforto


Não precisar sair de casa com mala de roupas, maquiagem e objetos já é uma grande vantagem na hora de realizar um ensaio fotográfico. 

No dia e horário agendado, o fotógrafo vai até a casa dos clientes e faz dos cômodos e elementos do local o seu cenário principal. Cada cantinho da casa pode ser relevante e trazer ainda mais vida e significado para as imagens clicadas.





2. Ajuda na produção


Estando em casa, o fotógrafo pode ajudar a escolher as roupas e os objetos que serão usados no ensaio, pois o cliente tem tudo que é seu ao alcance.


3. Tempo


Se está calor, frio ou chovendo, não importa, dentro da casa, geralmente podemos regular a temperatura e não necessitamos nos preocupar com o nosso bem estar e o desgaste do equipamento fotográfico.



4. Crianças muito mais à vontade


As crianças estando em casa não estranham tanto estar fazendo uma sessão de fotos, às vezes nem entendem o que está acontecendo direito, assim não cansam e saem muito melhor nas fotos, pois estão no seu ambiente.


5. Ambiente familiar


Acredito que grande maioria das pessoas acha que sua casa não é bonita o suficiente para um ensaio, mas a verdade é que qualquer lugar pode ser cenário e você ficaria surpreso com as fotos feitas em sua casa, mesmo sendo um lugar simples e pequeno. E na sua casa, as chances de o ensaio ficar a sua cara é muito grande, quando você olhar as fotos daqui há alguns anos vai sentir uma nostalgia maravilhosa.


6. Segurança em tempos de pandemia


Nesse período de isolamento social e risco de contaminação, não precisar se deslocar até um outro local é muito mais seguro e tranquilo.






Então, por que o ensaio em casa é uma boa opção?


Embora ainda pouco explorado, esse tipo de ensaio revela um jeito único e super especial de retratar pessoas. Afinal, nada melhor do que a própria casa para contar a história e criar lembranças sobre cada cliente fotografado. Talvez por isso, esse estilo seja uma das principais essências da fotografia lifestyle. Pois, ao apostar nesse tipo de cenário é possível garantir um registro ainda mais pessoal e significativo para a sua família.








Além disso, existe lugar mais confortável do que a casa da gente? Eu acredito que não! Por isso, esse pode ser o cenário ideal para fotos descontraídas, divertidas e com aconchego típico do seu lar.

Sendo assim, antes de escolher um ensaio externo, estude as possibilidades, informe-se com o seu fotógrafo e invista naquilo que trouxer os resultados que você tanto sonhou para as suas fotos.

Ainda tem dúvidas sobre fotografia lifestyle e ensaios em casa? Entre em contato conosco!





Espero que esse post te ajude! E para quem ainda está na dúvida sobre onde fazer o ensaio, o mais importante é que seja feito num lugar que tenha tudo a ver com você!

Obrigada por ler até aqui. Até a próxima!